segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ADVA realiza passeio em Gramado e Canela


No último domingo (07/08), a Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) levou seus associados e amigos para visitar duas das mais conhecidas cidades da Serra do Rio Grande do Sul: Gramado e Canela. O passeio reuniu pessoas com deficiência visual (PDV) de Gravataí, Canoas e Porto Alegre e possibilitou a construção de novos horizontes através do contato com outras culturas e com a natureza.



O passeio teve início em Gramado com uma autêntica tradição da cultura alemã: o café colonial. A mesa repleta de cucas, pães, queijos, conservas, geléias, cafés, chás, wafles e diversas outras especialidades atraíram os sentidos do pessoal.


O passeio prosseguiu com a visita à Aldeia do Papai Noel. Ali foi possível conhecer o Chalé dos Ursos, a Oficina de Brinquedos, as renas e muitas outras atrações. A Praça da Neve chamou a atenção de Taís Gonçalves: “Eu gostei muito da neve artificial, parecia de verdade”, declarou.


Um dos principais destinos turísticos do país, Gramado é conhecida pelo Natal Luz, pelos chocolates, por sua arquitetura de influência alemã e italiana e pelos seus parques. O do Lago Negro é um deles. Construído em 1953 e decorado com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha, o lago possui água de um verde escuro que reflete os pinheiros e o colorido das azaléias.

A última parada da excursão foi no Parque Estadual do Caracol, em Canela. Em uma região repleta de belezas naturais, como cascatas e diversas espécies de árvores, foi possível percorrer trilhas e maravilhar-se com a queda d´água de mais de 130 metros. “Aqui é possível respirar o ar puro, sentir a tranqüilidade do lugar”, comentou Francieli Brandão, de Porto Alegre.


De acordo com a presidente da ADVA, Andréa Linck, o passeio oportunizou a integração entre as PDV´s de outras cidades. “Queremos manter um calendário regular de atividades de lazer e recreação para que as pessoas com deficiência visual de outros municípios possam se conhecer melhor”, avaliou.

A ADVA agradece o apoio da empresa Sogil, que forneceu o transporte, e da Secretaria Municipal de Turismo de Canela, responsável pelo acesso ao Parque do Caracol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário