sábado, 6 de abril de 2013

Oficinas de informática, Braille e artesanato estão com inscrições abertas


Aulas ocorrem as segundas, quartas e quintas, das 14h às 16h, na sede da ADVA




Com o objetivo de promover e desenvolver atividades educacionais e culturais, a Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) oferece aos seus associados oficinas de artesanato, informática e Braille. As aulas ocorrem as segundas, quartas e quintas, das 14h às 16h, na sede da associação, localizada na Rua José Costa de Medeiros, 1745, no Centro. As inscrições podem ser feitas no local ou através do telefone (51) 3431-5191.

A oficina de Artesanato ocorre às segundas-feiras e trabalha a técnica básica de fuxico, uma arte de fazer flores com pequenos retalhos de pano. Versátil, interessante e econômica, a confecção dos enfeites artesanais estimula a imaginação, a criatividade e a coordenação motora, além de propiciar momentos de descontração e oferecer oportunidades para geração de renda. Com tecidos coloridos, miçangas, glitter e botões é possível decorar bolsas, roupas, enfeites para pet-shop, almofadas e colchas.

Realizada às quartas-feiras, a oficina de Informática oferece ao deficiente visual as noções iniciais para utilização do Windows, Word e internet, através de programas de voz específicos, que reproduzem sonoramente o que está escrito na tela do monitor. As aulas garantem a assistência e o apoio para a inclusão no mercado de trabalho.

Ideal para que as pessoas cegas ou com baixa visão possam ler e representar letras, algarismo e sinais de pontuação, a oficina de Braille ocorre às quintas-feiras e apresenta noções básicas de escrita, leitura e suas normas de aplicação. Criado a partir de um código da Marinha francesa, o alfabeto foi criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos de idade e criou o sistema aos 16. O sistema utiliza uma combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada para criar 64 símbolos em relevo.

Outras informações sobre as oficinas podem ser obtidas pelo e-mail advagravatairs@gmail.com. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário