sábado, 4 de maio de 2013

Especialistas ministram oficina sobre surdocegueira

Inscrições podem ser feitas por e-mail


Alex Garcia (Foto: CMPD Cruz Alta)

A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência do Rio Grande do Sul promove no dia 18 de maio a oficina ‘Surdocegueira conhecer para desenvolver’, coordenada pelo especialista em Educação Especial, Alex Garcia. A atividade ocorre na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3° andar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Porto Alegre – RS. As inscrições, que podem ser feitas pelo e-mail surdocegueira@gmail.com, possuem o valor simbólico de R$ 10,00 e devem ser quitadas na chegada ao local da oficina.

Coordenador do Núcleo Regional Rio Grande do Sul do Instituto Baresi, o gaúcho Alex Garcia é pioneiro em diversas realizações. Foi o primeiro surdocego brasileiro a cursar uma Universidade, a primeira pessoa surda cega na América Latina a escrever um livro sobre Educação. Sua obra ‘Surdocegueira: empírica e científica’ foi editada em 2008. Também foi o primeiro a ministrar curso de formação de professores com total soberania. Sobre o tema inclusão ele é categórico: "Inclusão para mim é romper com a pressuposição e com a vergonha, estas poderosas ferramentas de controle social, e assim obter e manter a continuidade, o movimento” enfatizou.

A oficina ‘Surdocegueira conhecer para desenvolver’ terá a participação da mestre em Educação de Surdocegos e Multideficientes e doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, Isabel Amaral. Outras informações estão disponíveis no site da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders).

Confira a programação da oficina:


- 8h30: Credenciamento

- 9h: Rompendo com a invisibilidade - Alex Garcia

- 9h45: intervalo

- 10h: Surdocegueira: aspectos gerais e essenciais - Isabel Amaral

Linguagem e Comunicação em Surdocegueira - Isabel Amaral

- 12h: intervalo

- 13h30: Planejando a intervenção na Surdocegueira pré-simbólica - Isabel Amaral

- 16h: Intervalo

- 16h15: A surdocegueira pós-simbólica: comunicar para existir. - Alex Garcia

- 17h: Pergunte e comente você também!

- 18h: Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário