domingo, 16 de junho de 2013

ADVA comemora 11 anos de atividades

Fundada em 2002, entidade tem como público-alvo as pessoas com deficiência visual de Gravataí

Passeio realizado em abril deste ano no Jardim Zoológico, em Sapucaia do Sul 

“Inserir a pessoa com deficiência visual ou baixa visão na sociedade, priorizando a igualdade, o respeito e a acessibilidade”. Foi com essa missão que a Associação das Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) foi criada em 14 de junho de 2002. A instituição comemora 11 anos de muitas conquistas e continua lutando pelos direitos dos deficientes visuais.

De acordo com a presidente da ADVA, Andréa Linck, desde a sua fundação, o propósito da Associação foi o de promover e desenvolver atividades profissionais, educacionais, culturais, cívicas, recreativas, desportivas e sociais. “Apesar dos avanços, ainda precisamos trabalhar muito, junto com a sociedade e o poder público, para que sejam oferecidas as mesmas condições para todos e para que o deficiente visual tenha a sua autonomia”, declarou.

Baile de debutantes no CTG Aldeia dos Anjos em dezembro de 2011

 Hoje, a ADVA presta um atendimento de qualidade aos seus associados com o desenvolvimento de oficinas de dança, Braille, artesanato e informática. Atendimento que não seria possível sem o trabalho de voluntários e a parceria de empresas e entidades, como a Sogil e o Rotary Club. Mas apesar da data comemorativa e dos serviços prestados, a ADVA luta para ser reconhecida como instituição de utilidade pública e busca continuamente ampliar o seu quadro de associados.

Desfile na Semana Farroupilha, em setembro de 2009

Quem desejar conhecer um pouco mais sobre a Associação pode entrar em contato através do telefone (51) 3431-5191 ou pelo e-mail advagravatairs@gmail.com. Ainda é possível acompanhar as novidades pelas redes sociais nas páginas do Facebook, twitter, Orkut e Google+.


História
A ADVA foi fundada pelo catador de materiais recicláveis Paulo Fernando Farias Vieira, que reuniu outros deficientes visuais e deram os primeiros encaminhamentos em busca da inserção dos deficientes visuais na sociedade. Após o seu falecimento, a Associação teve continuidade com outros presidentes, que buscaram resgatar a cidadania das pessoas com deficiência visual através de diversas iniciativas. Entre elas, a implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a criação do Espaço Braille da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em uma campanha que arrecadou 144 livros.

Paulo Vieira, fundador da ADVA

Em novembro de 2009, com o tema “Superando as dificuldades”, a ADVA organiza o I Encontro de Deficientes Visuais, que reuniu um público variado procedente dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A segunda edição do Encontro, realizada no ano seguinte com o tema “Podemos andar despercebidos, mas temos o direito de sermos notados”, debateu a socialização dos deficientes visuais.

Nova sede

Em outubro de 2010, a ADVA muda-se para a nova sede, na Rua José Costa de Medeiros, 1745, centro de Gravataí. No local está sendo montado um espaço para o desenvolvimento de Atividades da Vida Autônoma e Social (AVAS). O ambiente reproduzirá cada peça de uma casa, simulando situações domésticas, como higiene, alimentação, hábitos à mesa e etiqueta, cuidados com a casa e atividades sociais, que promovem a autossuficiência e a independência.

Setor administrativo da nova sede, no centro de Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário